Consumindo com consciência

A recente Black Friday inaugurou um dos períodos mais lucrativos para o comércio brasileiro até o Natal. Oferecendo descontos de até 80%, estimulou a população a comprar de forma impulsiva e impensada. À medida que tem crescido o incentivo ao consumo em escala mundial, tem-se mostrado fundamental a difusão do chamado consumo consciente, comportamento que leva em conta questões como preço e qualidade de um produto, mas também os impactos de sua compra para o consumidor, a sociedade e o meio ambiente. Para consumirmos de modo consciente, precisamos refletir sobre o que nos move a comprar. Uma real necessidade a ser atendida? Um vazio a preencher? Uma insatisfação a maquiar com a alegria efêmera que uma aquisição nos proporciona? Se para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve, como ouviu Alice nos País das Maravilhas, o mesmo vale para nós: quando não sabemos o que queremos, qualquer produto serve. Além disso, devemos nos questionar sobre os impactos da compra, do uso e do descarte do produto para o meio ambiente, que tem sofrido com o consumo exagerado, e para a sociedade, pensando sobre as relações de trabalho envolvidas em sua produção e os hábitos de consumo que estamos promovendo especialmente nas crianças, mais vulneráveis nessa fase de intensas aprendizagens e de formação de valores para a vida. Equilibrando nossa satisfação com os efeitos do consumo, é possível celebrar o Natal com maior economia, menor impacto ambiental e promover uma sociedade mais justa e consciente de si e de sua conexão com todos os seres do planeta.

(Comentário publicado no Jornal Repercussão em 05 de dezembro de 2013)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s